"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio." Provérbios 19.20

04/09/2013 13:49

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia.

Foi uma reunião de ferramentas para tirarem suas diferenças.  
  
Martelo exerceu a presidência, entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Por quê? Perguntou o martelo. Fazia demasiado ruído! E também, passava o tempo todo golpeando. O Martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso. Disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa.  
  
Ante ao ataque, o parafuso aceitou também, mas, por sua vez, pediu a expulsão da Lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais.  
  
Lixa esteve de acordo, mas com a condição de que também fosse expulso o Metro, que sempre ficava medindo os demais segundo sua medida, como se fora o único perfeito. 
  
Nisso entrou o Carpinteiro, pôs o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o Martelo, a Lixa, o Metro e o parafuso. Finalmente, a grosseira madeira inicial se converteu em um lindo móvel.  
  
Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia recomeçou a deliberação. Foi então que tomou a palavra o Serrote, e disse: 
  

-Senhores, foi demonstrado que todos têm defeitos, entretanto o carpinteiro trabalhou com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valioso. Assim, não pensemos sobre nossos pontos fracos, e nos concentremos na utilidade de nossos pontos fortes. 
  
A assembléia concordou que o Martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a Lixa era especial para afinar e limar asperezas e observaram que o Metro era preciso, exato. Sentiram-se, então, como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria por poderem trabalhar juntos. 
  
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Observe e o comprovará. Quando em uma empresa as pessoas buscam pequenos defeitos nos demais, a situação se transforma em tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos demais, florescem as melhores conquistas humanas. 
  
Temos grande habilidade de apontar o dedo e encontrar defeitos nos outros; Qualquer um pode fazer isto, Contudo, encontrar qualidades... Isto é para os sábios! 
  
Perante Jesus, não há o que seja maior, Ele mesmo em uma parábola mostrou que a menor das sementes, a mostarda, pode se transformar numa grande árvore e servir de abrigo aos pássaros. "O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." Mateus 13:32

 

Seja feliz com o dom que Deus lhe deu e saiba usá-lo da melhor maneira possível, para a glória de Deus, e assim Deus te honrará e por onde você passar fará diferença e se destacará, porque com Deus podemos todas as coisas, porque Ele nos fortalece. E não olhe para os defeitos do seu próximo nem faça comparações, pois todos têm defeitos, mas também qualidades e se nos fixarmos nas qualidades nos tornaremos uma equipe capaz de conquistar grandes feitos. 
 

Desconheço o Autor